sexta-feira, 19 de setembro de 2008

TODOS OS CANTOS DE MATEUS SARTORI.


... a beleza do mundo se enfeiou ...

Pois bem, não conhecer e não ouvir o cantor Mateus Sartori provoca exatamente o que a canção “Lamento” de Meyson diz logo no inicio destes escritos, é impossível aos amantes da boa MPB deixar de ouvir este cantor.

Nascido no interior de São Paulo, estudante de música e arquitetura, Mateus Sartori é o que de melhor São Paulo pode oferecer a música brasileira nesta primeira década do século XXI.

Em sua pequena discografia constam dois CDs e um DVD o primeiro lançado em 2005 que tem a canção “Lamento” entre outras perolas gravadas por Mateus Sartori chama-se: “Todos os cantos”, titulo absurdamente correto, nele estão contidas todas as possibilidades do canto de Mateus, ou quase todas, nele o cantor passeia por cantigas de domínio publico, caso de “Oxaguian”, e por clássicos da MPB, como: “Joanna Francesa” de Chico Buarque e “Quebra Pau” do saudoso Gonzaguinha, mas também tem Guinga, Djavan, Lenine e tantos outros.

A produção deste CD é de Mario Gil que contribui com a canção “Imperador da Ralé” um belo poema musical que diz mais ou menos assim:

... só tem paixão por mulher, se é moça pura ou mica flor, se é parideira não quer ...

Mas o trabalho recente de Mateus Sartori lançado em 2007 (CD + DVD) esgotados, é uma homenagem única ao mestre Dorival Caymmi, compositor muito cantado pelas vozes femininas de nossa MPB. Desta vez a obra de Caymmi ganha uma voz masculina impar para reler suas maiores composições, com perdão aos dois magníficos artistas e filhos de Dorival Caymmi, Dori e Danilo, Mateus Sartori trás jovialidade e leveza a quase centenária produção de Caymmi. Atreveria-me a dizer que é a voz definitiva para a obra de Caymmi se manter viva neste novo século.

Este CD sabiamente intitulado “02 de fevereiro” tem produção impecável de Rodolfo Stroeter, e tem participação do cantor Renato Brás, e trás encarte com fotos da festa baiana, o que dá requinte a produção, alias tanto o primeiro trabalho quanto este merecem parabéns pela delicadeza da concepção gráfica.

Espero que rapidamente volte as lojas a versão CD+DVD “02 de fevereiro” simplesmente porque é um item pra lá de necessário e básico para todas as casas que respiram música, as escolas que ensinam música, e as vielas que fazem música em nosso Brasil.

Um comentário:

André Luís disse...

Este rapaz é uma das melhores coisas que apareceram na Música Brasileira nos últimos anos (e décadas, sem exagero). Junto com Renato Braz e Renato Motha, são as 3 melhores vozes masculinas no país, excelentíssimos intérpretes.